R1200GS Forum banner

abs ou servo-freio não funcionando

1 reading
25K views 10 replies 5 participants last post by  xtophr  
#1 ·
Olá, existe um fusível para o servo-freio ABS?
O meu acabou de parar de funcionar, ocasionalmente tive problemas com o meu interruptor de travão dianteiro que tive que desconectar e limpar, normalmente o ABS ainda está funcionando, como pode ser ouvido, agora não há nada, nenhum som e os freios estão fracos na frente e atrás.
Então, ou o servo está morto ou o fusível (se existir) é o culpado... alguma ideia onde procurar?
A minha moto é uma versão de 2006
portanto, não os dois últimos tipos
Obrigado
simon do Reino Unido

#2 ·
Eu presumo que você tem uma moto '04, '05 ou '06. Não há fusíveis. Há algumas coisas que você pode tentar, mas, com toda a honestidade, raramente ajudam.

1) Faça uma lavagem completa do fluido de freio. Você precisará de um GS-911 ou da ferramenta de diagnóstico da concessionária para exercitar o ABS como parte do processo de lavagem. É um trabalho demorado. O GS-911 também pode informar se a unidade ABS está relatando algum código de falha.

2) Veja ABS Integral - CAN (servofreios) "Pressão no circuito traseiro/dianteiro muito baixa"

3) Veja https://advrider.com/f/threads/abs-modulator-failures.653191/#post-15016545

Editar: Se sua moto for de 2007 ou mais recente, o acima não se aplica porque você não tem o servo ABS assistido. As unidades ABS posteriores têm problemas com as escovas de acionamento do motor. Deixe-nos saber sua moto.

#5 ·
O processo de purga em motos com freios "rápidos" é complicado porque existem circuitos de roda e controle separados que precisam ser purgados. O reservatório no guidão, por exemplo, NÃO se conecta diretamente às pinças dianteiras. Alguns, não percebendo isso, sugaram os reservatórios localizados na unidade ABS até secar, enquanto se perguntavam por que o fluido no reservatório nunca diminui.

Leia este documento ==> http://users.rcn.com/dehager/service/service_abs3.pdf

para entender o procedimento de purga de freio necessário para sua moto.

Eu trabalho devagar. Aloquei cerca de 4 horas para purgar os freios na minha '05. Eu fiz isso a cada dois anos.

#7 · (Edited)
O processo de descarga em bicicletas com freios "rápidos" é complicado porque existem circuitos separados de rodas e controle que precisam ser descarregados. O reservatório no guidão, por exemplo, NÃO se conecta diretamente às pinças dianteiras. Alguns, sem perceber isso, sugaram os reservatórios localizados na unidade ABS até secar, enquanto se perguntavam por que o fluido no reservatório nunca diminui.

Leia este documento ==> http://users.rcn.com/dehager/service/service_abs3.pdf

para entender o procedimento de descarga de freio necessário para sua bicicleta.

Eu trabalho devagar. Alociei cerca de 4 horas para descarregar os freios na minha '05. Fiz isso a cada dois anos.
Não é um processo difícil. Apenas tedioso para tirar e colocar o Tupperware e o tanque novamente. Fiz isso há pouco menos de dois anos e demorou talvez quatro horas, incluindo a substituição do amortecedor dianteiro enquanto eu estava com o tanque desligado.

Atualização 4/5/19: Fiz o trabalho, apenas a descarga dos freios desta vez, na última sexta-feira. Demorou um pouco menos de duas horas.

Algumas notas que tornam a vida um pouco mais fácil:

1) você realmente não precisa dos blocos de madeira fabricados com precisão; você só precisa retrair totalmente os pistões da pinça. Muitas pessoas fazem isso enfiando cunhas de madeira (calços padrão da loja de ferragens) entre as pastilhas de freio e os rotores, ou removendo as pinças o suficiente para apenas preencher o espaço entre as pastilhas de freio com calços. Foi assim que fiz quando descobri que os blocos que eu havia feito cuidadosamente tinham a espessura errada...

2) você não precisa mais fazer quatro sangrias separadas em cada circuito de controle. De acordo com o ADVrider, a BMW lançou um procedimento atualizado em 2006 (acredito) que exige a sangria de apenas uma conexão por circuito de controle. Anexei a foto da postagem do ADVrider.

3) se você não tiver um conjunto de chaves de sangria de extremidade de caixa, vá e compre algumas. Seis pontos, 7 mm (para o módulo) e 8 mm (para as pinças). Chaves baratas de 12 pontos podem arredondar as conexões e estragar seu dia.

4) a troca consome mais fluido do que você esperaria - compre um litro inteiro, você provavelmente usará tudo.

5) mais uma coisa: embora você não precise estritamente do funil especial que se encaixa no módulo para encher os circuitos das rodas (você pode fazer o seu próprio enrolando fita adesiva em volta de um funil comum), descobri que o que a Beemer Boneyard vende vale bem o investimento de US$ 35.

Attachments

#6 · (Edited)
Quando comprei o meu '05 há 4 anos, ele rapidamente desenvolveu um problema de servo. O reservatório traseiro estava completamente seco. O proprietário anterior não sabia porquê, uma vez que a moto ficou parada na sua garagem durante 3 anos. O concessionário ofereceu uma reparação de $3000. Não, obrigado. Depois de brincar com a moto durante algum tempo (semanas), descobriu-se que era uma bolha de ar. 4 anos depois e nenhum problema. BTW, existe uma agência de serviços em Utah/Idaho que faz reconstruções por $350. Continuarei a procurar o seu link/informações. Encontrei-o Module Masters Fale com Tyler @ Module Masters https://modulemaster.com/rebuilds/ Aqui está um link para uma discussão no Advrider https://advrider.com/f/threads/servo-brake-problem-on-2005-r1200gs.994574/ Aqui está um vídeo do youtube sobre reconstrução/remoção/reparação do ABS https://youtu.be/R5xWPB_gvFY Module masters recomenda isto antes de assumir que o ABSII está avariado BATERIA: Este módulo é muito sensível a condições de bateria fraca, uma bateria com menos de 80% irá frequentemente gerar erros. Por favor, instale uma bateria nova e totalmente carregada antes de concluir que o seu ABS2 está avariado.

#9 ·
Uau. Eu nunca fiz isso no meu '05. Pode ser a razão pela qual estou recebendo avisos frequentes de falha de freio com piscar rápido.
Se você ainda tiver a assistência elétrica (freios fortes e o som de gemido), eu não presumiria que você danificou o módulo. A luz de "falha do freio" piscando rapidamente indica que o sistema ABS não está recebendo um bom sinal de um ou ambos os sensores das rodas. Ela sempre acende quando você liga a moto e, normalmente, desliga depois de rodar alguns metros e o módulo detectar esse movimento por meio dos sensores. Se ela permanecer acesa, o primeiro lugar que eu procuraria são os próprios sensores (um na perna esquerda do garfo, um na transmissão final) e o anel fino de metal do sensor na roda dianteira.Embora ainda seja uma boa ideia trocar o fluido de freio se tiver mais de dois anos.

#10 ·
Embora ainda seja uma boa ideia lavar o fluido de freio se ele tiver mais de dois anos.

Sim. Uma das questões dos freios rápidos é que a assistência elétrica pode esconder freios mal sangrados e/ou fluido de freio que já passou do prazo. Um procedimento que segui após uma sangria de freio foi andar por uma longa rua local e desligar a ignição, depois tentar parar a moto usando o que a BMW chama de potência de frenagem residual. Essa é a potência de frenagem que você obtém quando a assistência elétrica não está ligada. Se você estiver puxando a alavanca para a barra e a moto não estiver diminuindo muito a velocidade, você precisa revisitar a lavagem dos freios. Sim, uma vez precisei revisitar a lavagem dos freios. :surprise:

Esse procedimento também lembra como é quando a assistência elétrica para, para que você não se surpreenda demais caso ela falhe por algum motivo durante um passeio.

#11 · (Edited)
Nossa! Eu puxei o sensor traseiro e descobri o que acredito ser uma quantidade enorme de aparas de metal nele. Aparentemente, seu princípio de funcionamento é magnético. Esta é mais aparas de metal do que eu já vi em qualquer bujão de drenagem magnético que eu já tive.

É hora de fazer o óleo traseiro?

Attachments