O processo de descarga em bicicletas com freios "rápidos" é complicado porque existem circuitos separados de rodas e controle que precisam ser descarregados. O reservatório no guidão, por exemplo, NÃO se conecta diretamente às pinças dianteiras. Alguns, sem perceber isso, sugaram os reservatórios localizados na unidade ABS até secar, enquanto se perguntavam por que o fluido no reservatório nunca diminui.
Leia este documento ==>
http://users.rcn.com/dehager/service/service_abs3.pdf
para entender o procedimento de descarga de freio necessário para sua bicicleta.
Eu trabalho devagar. Alociei cerca de 4 horas para descarregar os freios na minha '05. Fiz isso a cada dois anos.
Não é um processo difícil. Apenas tedioso para tirar e colocar o Tupperware e o tanque novamente. Fiz isso há pouco menos de dois anos e demorou talvez quatro horas, incluindo a substituição do amortecedor dianteiro enquanto eu estava com o tanque desligado.
Atualização 4/5/19: Fiz o trabalho, apenas a descarga dos freios desta vez, na última sexta-feira. Demorou um pouco menos de duas horas.
Algumas notas que tornam a vida um pouco mais fácil:
1) você realmente não precisa dos blocos de madeira fabricados com precisão; você só precisa retrair totalmente os pistões da pinça. Muitas pessoas fazem isso enfiando cunhas de madeira (calços padrão da loja de ferragens) entre as pastilhas de freio e os rotores, ou removendo as pinças o suficiente para apenas preencher o espaço entre as pastilhas de freio com calços. Foi assim que fiz quando descobri que os blocos que eu havia feito cuidadosamente tinham a espessura errada...
2) você não precisa mais fazer quatro sangrias separadas em cada circuito de controle. De acordo com o ADVrider, a BMW lançou um procedimento atualizado em 2006 (acredito) que exige a sangria de apenas uma conexão por circuito de controle. Anexei a foto da postagem do ADVrider.
3) se você não tiver um conjunto de chaves de sangria de extremidade de caixa, vá e compre algumas. Seis pontos, 7 mm (para o módulo) e 8 mm (para as pinças). Chaves baratas de 12 pontos podem arredondar as conexões e estragar seu dia.
4) a troca consome mais fluido do que você esperaria - compre um litro inteiro, você provavelmente usará tudo.
5) mais uma coisa: embora você não precise estritamente do funil especial que se encaixa no módulo para encher os circuitos das rodas (você pode fazer o seu próprio enrolando fita adesiva em volta de um funil comum), descobri que o que a Beemer Boneyard vende vale bem o investimento de US$ 35.