R1200GS Forum banner

Alta quilometragem 1250GS 2021? Comprar ou evitar?

4.4K views 17 replies 13 participants last post by  Gmachine  
#1 ·
Quero comprar uma 1250GS 2021 com todos os pacotes (acho eu), mas ela rodou 52.800 km, mas está com a manutenção em dia.
Há algo que eu deva saber ou pensar SE eu comprá-la?

Um cara no FB disse que os amortecedores começarão a perder amortecimento por volta dos 80.000 km. Isso é verdade?

//Espero em breve ser dono de uma GS

#3 ·
A sua preocupação é que 52.800 km/33.000 milhas sejam excessivos para um modelo de 2021? Se sim, não é.

Se você gosta da moto e o preço está certo, compre-a.

Não tenho certeza em que país você está, mas se esta moto estivesse nos EUA, ela ainda estaria sob a garantia de 3 anos e seria elegível para até 5 anos adicionais de garantia estendida, caso você escolha comprá-la.

#4 ·
Se o preço for justo, essa bicicleta está quase nova

Enviado do meu motorola one 5G UW usando o Tapatalk
Eu acho que o preço é justo.

Sua preocupação é que 52.800KM/33.000 milhas seja excessivo para um 2021? Se sim, não é.

Se você gosta da bicicleta e o preço estiver certo, compre-a.

Não tenho certeza de em que país você está, mas se esta bicicleta estivesse nos EUA, ela possivelmente ainda estaria sob a garantia de 3 anos e seria elegível para até 5 anos adicionais de garantia estendida, caso você escolha comprá-la.
Sim, sinto que essa quilometragem é um pouco alta para um 2021, mas talvez não seja nada para se preocupar.
Eu acho que ainda está sob a garantia de 3 anos, vou verificar se é elegível para 5 anos.

#15 ·
Eu acho que o preço é justo.

Sim, acho que essa quilometragem é um pouco alta para uma 2021, mas talvez não seja nada para se preocupar.
Eu acho que ainda está na garantia de 3 anos, vou verificar se é elegível para 5 anos.
Eu tenho 31.000 milhas na minha '22 GSA. Ela funciona perfeitamente, teve todos os recalls e boletins de serviço feitos, tem pneus novos e pastilhas de freio compostas HH, um ótimo para-brisa touring, além de "Aerowings" Aeroflow e algumas outras coisas que tornam o sport-touring nela uma explosão. Meus pneus são 90/10 Continental Trail Attack 3 (90/10). A moto tem suspensão baixa, mas com um assento Sargent de altura normal... que está entre um assento BMW normal e um alto em altura do assento. Muito espaço para as pernas, mas consigo alcançar o chão e manusear a moto em inclinações facilmente. A frente do assento é estreita. Acho a altura desta moto perfeita para minha costura de 30". Não sou um geek de andar na terra, não me importo com folga extra do solo. Esta moto tem ~6" de curso da suspensão. Isso é suficiente para mim. As GSA's padrão são realmente muito altas. Eu não queria isso. Não me importo se pessoas baixas podem andar de GSA's padrão. É pedir problemas se você andar sozinho onde é montanhoso em uma moto que é realmente alta para você. Você vai derrubá-la mais do que um modelo de suspensão baixa. Além disso, há ISTO...

...Todas as GSA's 1250 têm ½ grau a menos de inclinação para a frente do que a 1250 GS na montagem da roda dianteira. O ângulo da "forquilha" é mais vertical na GSA. Isso, combinado com uma suspensão baixa, encurta a distância entre eixos em relação à GS original e faz com que a GSA baixa reaja à direção e às entradas de inclinação mais rapidamente do que a GS ou GSA normal. Na GSA normal com sua suspensão de curso muito longo, a inclinação mais acentuada encurta a distância entre eixos para a mesma ou quase a mesma da GS padrão. Quando você abaixa essa suspensão quase 2", o ângulo de direção mais vertical faz uma coisa diferente.

Eu andei em uma GS padrão por 2 semanas nos Alpes suíços e franceses em setembro passado. Quando cheguei em casa, minha GSA de suspensão baixa parecia mais "super-moto" do que a GS padrão que eu andei por lá. Eu realmente gostei de andar na minha moto novamente quando cheguei em casa... As estradas europeias eram incríveis, mas eu gosto mais da sensação da minha moto do que da GS original.... e eu andei na original milhares de milhas em estradas alpinas realmente desafiadoras. Em estradas grandes e retas, o padrão é um pouco mais estável. Ele também gosta de curvas rápidas, mas minha GSA baixa tem uma agilidade que pode ser aproveitada para fornecer muitas opções extras de curvas em velocidades baixas e médias. Eu simplesmente adoro isso.

Estou considerando comprar uma 1300, mas não até que as coisas se acalmem. Talvez eles consertem o nariz no próximo ano modelo? Tenho certeza de que também haverá alguns bugs e atualizações. Sempre há com as motos BMW. Mais acessórios (como algumas malas!) estarão disponíveis até então também, tanto da BMW quanto do mercado de reposição.

Eu me pergunto como uma 1300 vai ficar com malas têxteis Mosco Moto ou caixas de alumínio nela? Tenho certeza de que as malas Vario ficarão muito elegantes se conseguirem fazer as fechaduras elétricas funcionarem corretamente. Isso ou alguma outra falha está atrasando-as ou elas já estariam no configurador.

Não sei quantas milhas minha 1250 GSA terá quando todo esse desenvolvimento restante da 1300 finalmente acontecer. Até lá, minha 1250 receberá o melhor cuidado mecanicamente. Ela também não verá passeios do tipo BDR acidentados. Eu levo para acampar EZ. Eu farei a estranha estrada não pavimentada se o Garmin me ferrar, em vez de voltar para uma rota pavimentada. Eu não, no entanto, planejo viagens de dia inteiro cheias de trilhas empoeiradas e colinas difíceis de propósito. Eu prefiro minhas colinas difíceis pavimentadas.

Ela viverá na minha garagem com controle de clima e eu acho que o dia médio de pilotagem ficará em torno de 220 milhas. Alguns dias são 50 milhas, alguns dias são 600. Muitos, como hoje, são 200 ou um pouco mais em estradas principalmente não interestaduais, o mais sinuosas possível. Desde a aposentadoria, adicionei propositadamente uma hora ou mais aos meus passeios curtos e um dia ou mais em cada sentido aos meus passeios longos para torná-los mais lentos e muito mais interessantes. Eu tive 4 RTs antes disso e fiz minha parte de travessia de mega-milhas em velocidade vertiginosa. Há muito mais prazer a ser derivado de pegar pequenas estradas técnicas que você nunca viu antes. Eu adoro isso!

A 1250 recebe combustível premium de primeira linha ou de grande banda, 93 no meu estado e quando posso obtê-lo. Ele recebe óleo sintético completo de especificação correta no prazo ou antes. O óleo da transmissão final é trocado no prazo (12K). A ranhura do eixo de transmissão é inspecionada e lubrificada regularmente com aquela gosma cara, só para garantir. Os freios e as válvulas são inspecionados a cada 12K. As trocas de fluido de freio são feitas a cada 2 anos no revendedor, assim como todas as atualizações e trabalhos de boletim técnico/recall. Acabei de pedir que trocassem todo o meu fluido de freio. Embora eu ainda não tenha tido a moto por 2 anos, ela foi preenchida com fluido na fábrica. Isso foi há 2 anos, de acordo com a data de fabricação. Eu alinho as cames e o anel do sensor de ignição sozinho com ferramentas especiais que comprei. Verifico e ajusto as válvulas e tenho um conjunto de calços para isso. (Até agora, nenhum ajuste foi necessário.) Troco as velas de ignição e os filtros de ar e óleo de acordo com a programação da fábrica. Eu monto e equilibro meus pneus com uma configuração No-Mar. Todo o serviço é documentado. Eu guardo os recibos dos meus suprimentos e incluo as trocas de pneus em meus registros.

Uma moto mantida da maneira que eu mantenho a minha vale o dinheiro. É tão boa quanto uma moto nova, mas com muitos bits de reposição cuidadosamente selecionados e, às vezes, reselecionados. Eu experimentei 5 para-brisas, 3 assentos diferentes e 2 tipos de bar-baks antes de decidir sobre a configuração que estou usando agora. Eu acho que é muito bom. Eu considerei um Russel Day-Long para a moto, mas acho que eles parecem desajeitados e gosto de me movimentar na minha moto quando estou fazendo minhas coisas nas curvas. Sargent sempre permitiu isso e funcionou bem para mim. O Sargent para esta moto é mais duro do que qualquer um antes, mas eu me adaptei a ele e posso andar o dia todo sem dor. Eu experimentei o assento original... muito macio... e o Wunderlich... muito duro para mim, mas lindamente feito. Existem algumas marcas mais novas que parecem atraentes. Talvez eu experimente uma se eu mantiver esta moto por mais alguns anos?

A maioria das motos tem uma vida mais difícil do que a minha. Algumas são armazenadas ao ar livre sob uma lona ou em um galpão. Algumas são deixadas ao sol todos os dias. Às vezes, suas trocas de óleo são atrasadas ou as velas de ignição não são trocadas. Alguns proprietários fazem sua própria manutenção, mas sem chaves de torque. O óleo certo, quimicamente limpo, permite que um motor dure 300.000 milhas. O óleo errado, deixado negligenciado, permite que um motor dure 60.000. As modificações do motor para ir mais rápido podem causar vazamentos no sistema de admissão de ar. As entradas com rasgos ou sinais de vazamento me diriam para me afastar de uma moto usada. Os filtros de reposição que limpam "melhor" em um laboratório às vezes não se encaixam perfeitamente na moto e, portanto, vazam ar sujo para dentro da moto ao redor das bordas, causando desgaste prematuro do cilindro e da válvula. Filtros de papel de fabricação alemã por fornecedores OE para mim. Eles se encaixam.

Essas motos modernas e cheias de tecnologia de que as pessoas costumam reclamar desligam-se sozinhas se forem invertidas. ...Brilhante! Há menos perigo de danos ocultos ao motor por derramamentos. Esse recurso raramente falado salva os motores de girar com rolamentos secos. Se uma GS tiver alguns arranhões por ter sido derrubada, não é uma indicação de que a moto é lixo. Antes, era preciso se preocupar com o fato de o piloto ter deixado a moto funcionando enquanto a bomba de óleo sugava ar após um derramamento. Esses dias, felizmente, acabaram.

Óleo muito sujo na janela de óleo pode ser um mau sinal. Vazamentos ao redor das costuras do bloco podem sinalizar excesso de enchimento de óleo e manutenção por pessoas que não leem manuais. Procure também excesso de óleo na caixa de ar. Não é o fim do mundo, mas mostra o nível de compreensão do proprietário de sua motocicleta.

A falta de registros de manutenção pode ser um mau sinal. Uma sensação crocante nas barras ao girar a roda dianteira enquanto a moto está no cavalete central é um mau sinal. Rodas raiadas que não são retas, aros de liga que estão amassados, muitos danos causados pelo sol ou apenas teias de aranha por negligência podem ser maus sinais. Procure por quadros tortos ou problemas de alinhamento. Se uma moto foi armazenada por muito tempo, verifique a cor do óleo na janela. Se estiver sujo, vá embora.

Uma GS com um cotovelo raspado ou dois não é grande coisa, no entanto. Milhas em uma BMW bem conservada também não são um sinal de que a moto está desgastada. Elas são feitas para funcionar por um longo tempo, mas exigem bons cuidados.

Peças de borracha e plástico podem ser oxidadas ao sol. Normalmente, isso não é um problema funcional, mas pode significar que algumas coisas devem ser substituídas antes que falhem. Pneus velhos? Claro, orce substituições imediatas.

Os amortecedores são uma preocupação. Amortecedores reconstruídos ou reconstruíveis em uma moto com alta quilometragem seriam uma grande vantagem, eu diria. Mostra que o proprietário se importou o suficiente com esse tipo de coisa para fazer algo a respeito. Bons amortecedores de reposição, bem configurados, são um sonho de andar. Os amortecedores ESA originais são ótimos, mas começam a amortecer menos com milhas estendidas. É perceptível na traseira. Estou chegando perto de um ponto em que vou querer fazer algo. Estarei analisando as opções de suspensão neste inverno. Talvez eu troque minha moto se a 1300 parecer boa para mim? Ou, se não, talvez eu consiga alguma solução Tractive ou outra boa solução de choque para a próxima temporada? Falarei com a Beemerworks quando estiver pronto. A experiência anterior me diz que eles são os caras certos para ir para esse tipo de coisa.

Se vou ou não obter amortecedores de reposição dependerá de como a moto nova me parecer. Posso pagar um, mas será realmente melhor para mim?

Terei que comprar ferramentas especiais totalmente novas para manter o novo motor? (provavelmente). As ferramentas estarão disponíveis tão cedo após o lançamento? (provavelmente não, talvez nunca?)

Um fator enorme para minha decisão de obter uma 1300 será a disponibilidade de ferramentas e instruções de manutenção. Se eu tiver que confiar exclusivamente no revendedor, posso muito bem comprar uma Ducati de 4 válvulas. Uma grande vantagem da BMW é que as cabeças estão bem do lado de fora, então a manutenção é muito mais fácil de fazer. Se a BMW decidir esconder informações de manutenção de seus clientes, estarei tão bem com uma KTM ou Duc. Gosto de fazer o trabalho na minha moto. Isso não deve ser negado aos proprietários. Existe uma lei nos EUA, mas aparentemente ela não está sendo aplicada? Eu realmente não entendo por que tantas leis nos EUA não estão sendo aplicadas hoje em dia.... mas essa é outra história.

#5 ·
Se o preço estivesse certo, seria uma boa compra. Mesmo que a suspensão falhe aos 80.000 km e você tenha que reconstruí-la, ainda pode ser uma boa compra se o preço estiver certo. Você só precisa verificar se todos os recalls foram feitos ou levá-lo para fazer, especialmente o do eixo de transmissão.

#6 ·
Para sua informação, meu amigo fez 214.000 km/133.000 milhas com o BMW dele no ano passado e está vendo quantos dias consecutivos de 300 milhas ele consegue fazer com BMWs. Ele está há mais de 500 dias seguidos.

Ele faz 50.000 km/33.000 milhas com o BMW dele a cada 4 meses ou mais e já tem mais de 2.575.000 km/1.600.000 milhas no BMW.

• Like
Reactions: mca236
#10 ·
A quilometragem não é o problema. É a forma como a moto foi conduzida. Se foi usada muito fora de estrada, por um motociclista agressivo, isso me preocuparia. Isso seria evidente ao olhar para a moto. Se foi usada principalmente em asfalto, eu não teria preocupações. Novamente, é a condição, não a quilometragem, com alguma razão.