R1200GS Forum banner
1 - 12 of 12 Posts

nicobico

· Registered
249 Posts
Discussion starter · #1 · (Edited)
A minha R1200GS 2012 veio com pneus Metzeler Tourance EXP. 110/80 R19 (frente) e 150/70 R17 (traseira)

Os modelos de 2013 têm o tamanho 120/70 R19 na frente e 170/60 R17 na traseira.

Posso usar o pneu do modelo mais recente (há alguma vantagem?) ou devo manter o tamanho OEM por alguma razão específica?

:confused:

A minha R1200GS 2012 veio com pneus Metzeler Tourance EXP. 110/80 R19 (frente) e 150/70 R17 (traseira)

Posso usar o pneu do modelo mais recente (há alguma vantagem?) ou devo manter o tamanho OEM por alguma razão específica?

Embora coubessem na jante, os tamanhos novos são mais largos e mais curtos que os seus.
O primeiro número é a secção transversal em mm.
O segundo número é uma percentagem da secção transversal, em relação à distância da jante à banda de rodagem.
O terceiro número é o diâmetro da jante em polegadas.

Então, se compararmos os pneus traseiros:

150/70/17 70% de 150mm=105mm

170/60/17 60% de 170mm=102mm
Essa é uma diferença de -3mm na altura de condução e uma diferença de 6mm no diâmetro. Alguma coisa na vizinhança de 3/8 a 1/2 polegada de diferença na circunferência.

Não tenho a certeza, mas isso pode afetar o ABS e o ASC, definitivamente teria algum efeito no velocímetro.

Há todo um outro cálculo relacionado com a largura da jante e o perfil do pneu para o qual não tenho os números ou energia, e que poderia afetar drasticamente a circunferência geral, bem como as características de manuseamento.

Em suma, eu não mexeria nisso. No entanto, se o fizer, diga-nos o que acontece.

Discussion starter · #3 ·
Obrigado Scotty!

Este site tem algumas ferramentas para calcular o efeito do tamanho do pneu na velocidade real:

Comparação de Tamanhos de Pneus

Se eu não estiver enganado (corrija-me se necessário), acho que o modelo de 2013 se beneficiou de mais cavalos de potência para usar um pneu mais largo. E se eu colocar os mais largos no modelo de 2012, ele terá um desempenho inferior.

Minha R1200GS 2012 veio com pneus Metzeler Tourance EXP. 110/80 R19 (dianteiro) e 150/70 R17 (traseiro)

Posso usar o pneu do modelo mais recente (há alguma vantagem?) ou devo manter o tamanho OEM por um motivo específico?

Existe um ótimo site aqui para ver as diferenças e como ficaria. Eu tenho uma 2013, mas a primeira metade do ano dividido e a minha tem os tamanhos de pneus menores. Eu quero colocar os pneus 2013+ nela e posso tentar corrigir a leitura do velocímetro um pouco alta. Pneus com circunferência ligeiramente maior resolveriam isso. 150/70-R17 vs 160/70-R17 Comparação de pneus - Calculadora de tamanhos de pneus | Tacoma World . Eu tenho bastante folga na traseira para ir mais largo, mas o pára-lama dianteiro pode limitar ou necessitar de modificação para um pneu mais largo.

Alguém fez isso?
Colocar pneus mais largos em rodas mais estreitas faz com que o pneu se deforme e afete negativamente o manuseio.

Com isso, uma roda tradicionalmente aceitará um pneu de um tamanho de +/- um tamanho. Então, uma roda que é dimensionada para um pneu da série 150, você também pode montar um 140 ou 160, no entanto, não é o ideal e podem ocorrer problemas de manuseio.

As motos mais recentes têm jantes mais largas para acomodar esses pneus mais largos. Como dito acima, isso pode causar problemas de manuseio. Eu usei um 180/55-17, porque existem mais e melhores pneus esportivos do que os 170 originais, na minha 1100S com a jante original de 5" e, quando totalmente inclinado, podia sentir que estava ultrapassando a borda. Quando o substituí pela jante de 5,5", isso não aconteceu, pois o pneu não estava abaulado e tinha largura total. Com os pneus mais estreitos 150 e 110, sua moto também fará curvas mais rapidamente e parecerá mais leve do que com um pneu mais largo, tornando-a mais rápida nas curvas, se você fizer esse tipo de pilotagem.

Tenho uma GS 1200 de 2008
Quero trocar o pneu traseiro padrão 150/70/17. Considerando 160/70/17 .... Por favor, me aconselhe se isso seria um problema.... Sei que realmente não deveria ultrapassar 3% do tamanho recomendado, mas como afirmado em discussões anteriores, existem pneus melhores no mercado do que os padrões recomendados...

Geralmente, você pode subir/descer um tamanho sem muito drama, mas é algo que faz por sua conta e risco.

Tenho uma GS 1200 de 2008
Quero mudar o pneu traseiro padrão 150/70/17. Considerando 160/70/17 .... Por favor, me aconselhe se seria um problema.... sei que realmente não deveria ultrapassar 3% do tamanho recomendado, mas como afirmado em discussões anteriores, existem pneus melhores no mercado do que os padrões recomendados...
Bem-vindo ao fórum. Juntei sua pergunta com o tópico acima. A primeira coisa a fazer é verificar se o 160 pode ir com segurança na largura da sua jante (que normalmente está listada no catálogo de peças da BMW, hexhead é 4”…acho). Uma pesquisa no Google deve encontrar uma lista de tamanhos recomendados para aros de diferentes tamanhos.

1 - 12 of 12 Posts