R1200GS Forum banner
21 - 40 of 50 Posts
Dado que ele só ajusta a altura da suspensão em uma parada, não é o que eu chamaria de ajustes "em tempo real", mas presumo que seja mais um ajuste automático no início da moto para mudanças no peso total [piloto + passageiro + bagagem] para trazer a moto de volta a uma altura de suspensão selecionada pela OEM. Mas da maneira como a BMW descreve, a ESA também faz ajustes no amortecimento e, aparentemente magicamente, também na "taxa da mola" (Veja os detalhes aqui: ESA & ESA II - tecnologia em detalhes).

Em qualquer caso, se alguém mexe no sensor por meio deste dispositivo, parece que pode estar afetando mais do que apenas a altura da suspensão quando as mudanças de amortecimento também estão envolvidas. ou seja, talvez o sensor esteja afetando tanto a pré-carga da mola quanto as características de amortecimento. Neste caso, pode ter consequências imprevistas e imprevisíveis quando a moto é colocada em cenários mais "dinâmicos". .... Eu ficaria um pouco hesitante em fazer esta modificação sem muito mais informações sobre como a programação da ESA funciona.

Discussion starter · #23 ·
Essa foi uma das minhas perguntas em que não recebi uma resposta (em outro tópico). Quando no modo automático, a suspensão é definida para sua altura mais baixa quando parada?
Não.
No modo automático, a suspensão não é definida para sua altura mais baixa quando parada, isso é o que o mínimo faz. Ele apenas mantém uma altura predefinida, independentemente da carga. O mod que postei originalmente permite que você defina essa predefinição para uma altura que lhe convém.

Alguém verificou se os copos de plástico da ligação de fábrica são rosqueados para permitir o ajuste? Se o que o OP afirmou for verdade, onde um ajuste de 3 mm resulta em uma mudança de altura de 25 mm, talvez encurtar a haste rosqueada (se ela for de fato rosqueada) em 3 ou 4 mm e rosquear a haste um pouco mais para baixo permitiria a faixa de ajuste necessária.

Discussion starter · #25 ·
Alguém verificou se os copos de plástico da ligação de fábrica são rosqueados para permitir o ajuste? Se o que o OP afirmou for verdade, onde um ajuste de 3 mm resulta em uma mudança de altura de 25 mm, talvez encurtar a haste rosqueada (se ela for de fato rosqueada) em 3 ou 4 mm e rosquear a haste um pouco mais para baixo permitiria a faixa de ajuste necessária.
Olá Lamby66,

Eu ficaria surpreso se eles fossem rosqueados porque seria mais caro fazê-los. Um método mais simples seria moldar os copos na extremidade da haste, que é o que imagino que eles façam. A única maneira de ter certeza é desmontar um, alguém quer sacrificar uma haste de ligação para descobrir?

Discussion starter · #26 ·
Dado que ele só ajusta a altura de condução em uma parada, não é o que eu chamaria de ajustes "on the fly", mas presumo que seja mais um ajuste automático na inicialização da moto para alterações no peso total [piloto + passageiro + bagagem] para trazer a moto de volta a uma altura de condução selecionada pela OEM. Mas da maneira como a BMW descreve, a ESA também faz ajustes no amortecimento e, aparentemente magicamente, também na "taxa da mola" (Veja os detalhes aqui:
ESA & ESA II - tecnologia em detalhes).

Em qualquer caso, se alguém mexe no sensor por meio deste dispositivo, parece que pode estar afetando mais do que apenas a altura de condução quando as mudanças de amortecimento também estão envolvidas. ou seja, talvez o sensor esteja afetando tanto a pré-carga da mola quanto as características de amortecimento. Nesse caso, pode ter consequências imprevistas e imprevisíveis quando a moto é colocada em cenários mais "dinâmicos". .... Eu ficaria um pouco cauteloso em fazer esta modificação sem muito mais informações sobre como a programação da ESA funciona.
Dado que ele só ajusta a altura de condução em uma parada, não é o que eu chamaria de ajustes "on the fly", mas presumo que seja mais um ajuste automático na inicialização da moto para alterações no peso total [piloto + passageiro + bagagem] para trazer a moto de volta a uma altura de condução selecionada pela OEM. Mas da maneira como a BMW descreve, a ESA também faz ajustes no amortecimento e, aparentemente magicamente, também na "taxa da mola" (Veja os detalhes aqui:
ESA & ESA II - tecnologia em detalhes).

Em qualquer caso, se alguém mexe no sensor por meio deste dispositivo, parece que pode estar afetando mais do que apenas a altura de condução quando as mudanças de amortecimento também estão envolvidas. ou seja, talvez o sensor esteja afetando tanto a pré-carga da mola quanto as características de amortecimento. Nesse caso, pode ter consequências imprevistas e imprevisíveis quando a moto é colocada em cenários mais "dinâmicos". .... Eu ficaria um pouco cauteloso em fazer esta modificação sem muito mais informações sobre como a programação da ESA funciona.
Olá dadamsinky,

Sua afirmação “Dado que ele só ajusta a altura de condução em uma parada” está incorreta.

A ESA dinâmica instalada na R1250GS é muito diferente da versão anterior, aquela que você vinculou, a suspensão pode ser ajustada manualmente quando parada dentro de limites definidos, mas a verdadeira “magia” ocorre quando definida como automática, onde ela monitora constantemente todos os aspectos da operação e faz ajustes de amortecimento e altura de condução “on the fly”, ou seja, durante o movimento.

Para explicar melhor, no modo automático, se depois de andar de moto totalmente carregada eu parar e remover toda a bagagem, quando eu subir na moto novamente ela está visivelmente mais alta, é só depois de andar uma curta distância que a altura retorna ao seu nível predefinido. O mesmo acontece ao contrário, se eu estiver andando de moto sozinho sem bagagem, então adiciono bagagem e meu garupa embarca, então a moto fica mais baixa até que percorra uma curta distância, quando novamente retorna ao nível predefinido. A única vez que posso ver a pré-carga da suspensão operando quando parada é se eu a colocar manualmente em baixa ou alta. (nenhum dos quais eu agora nunca uso).
O sistema é incrível em sua operação e permite um passeio realmente macio sem a oscilação que você normalmente encontraria em uma moto com suspensão e/ou amortecimento macios

Pessoalmente, não me preocupo com os cenários “dinâmicos” porque a suspensão ainda está funcionando dentro da faixa definida pelos engenheiros da BMW, tendo dito isso, se depois de realizar esta modificação você colocasse a suspensão no modo mínimo manual em vez de automático, seria mais uma preocupação porque a moto pode então estar muito baixa e possivelmente fora desses limites de suspensão projetados, mas a ideia toda da modificação é que você nunca precise fazer isso.

dadamsinky, quais configurações você usa em sua R1250GSA HP?

Alguém verificou se as copas plásticas da articulação de fábrica são rosqueadas para permitir o ajuste? Se o que o OP afirmou for verdade, onde um ajuste de 3 mm resulta em uma mudança de altura de passeio de 25 mm, talvez encurtar a haste rosqueada (se ela for de fato rosqueada) em 3 ou 4 mm e rosquear a haste um pouco mais para baixo permitiria a faixa de ajuste necessária.
Bem, para me citar para outros que podem querer saber....

Eu tirei minha articulação e tentei desaparafusar os soquetes de esfera de plástico. Não vou dizer com certeza que eles NÃO são rosqueados, mas coloquei tanta força neles quanto me senti confortável em fazer e eles NÃO desrosquearam.

Eu comprei algumas rótulas e uma haste rosqueada na ACE local, e a modificação funcionou perfeitamente (ish)!!

Eu direi uma coisa, porém, parece que o sistema de nível automático não gosta de ajustar para cima... Comecei com a moto em "Auto" ajustada para onde eu queria como um piloto solo. Eu tinha um passageiro que subiu e a moto abaixou e não subiu automaticamente como eu imaginei (ficou por cerca de um minuto em marcha lenta). foi para "min" e a moto abaixou ainda mais (como esperado) Então eu fui de "Min" para "auto" com o passageiro e o nível não subiu após cerca de 30 segundos de marcha lenta... Eu fui para "Max" e a moto subiu instantaneamente... depois de voltar para "Auto" a moto abaixou para a mesma altura que "auto" tinha quando eu estava sozinho.

Então, tudo isso dito. Eu não tenho ideia de quando ou onde a amostra acontece e quando as taxas de ajuste de pré-carga mudam, mas de alguma forma funciona de Max para Min.

Ok, então meu amigo fez a modificação. Fizemos medições em Auto Max e Min.
Ele mediu 2 pontos na bicicleta e em Auto a bicicleta estava em 570 mm, em Max estava em 590 mm e no mínimo estava em 550 mm.
Ele colocou a haste... que era 3 mm mais curta, como o OP havia sugerido.
A bicicleta caiu para cerca de 552 mm em auto. O máximo e o mínimo permanecem os mesmos. 550 e 590. Essa é a faixa de movimento do amortecedor e isso não muda mesmo com o encurtamento da ligação.
Vamos ver como vai ser nos próximos dias... vou carregá-la e fazer mais algumas medições.

Discussion starter · #29 ·
Ok, então meu amigo fez o mod. Fizemos medições em Auto Max e Min.
Ele pegou 2 pontos na moto e em Auto a moto estava em 570mm, em Max estava em 590mm e no mínimo estava em 550mm.
Ele colocou a vareta... que estava 3 mm mais curta como o OP havia sugerido.
A moto caiu para cerca de 552 mm em auto. O máximo e o mínimo permanecem os mesmos. 550 e 590. Essa é a faixa de movimento do amortecedor e isso não muda mesmo com o encurtamento da articulação.
Vamos ver como vai ser nos próximos dias... vou carregá-la e fazer mais algumas medições.
Olá virkdoc,
Ótimo post, minha principal preocupação depois que fiz este mod foi se a suspensão foi colocada no modo baixo manual, tornando a moto muito baixa e reduzindo a quantidade de curso disponível, possivelmente causando danos se, por exemplo, um buraco fosse atingido em alta velocidade. Embora eu não tenha entrado nas medições detalhadas que você fez, porque minha única necessidade era obter uma altura de pilotagem consistente, independentemente da carga. Foi muito interessante que você descobriu que os máximos e mínimos totais não alteraram, independentemente da configuração da haste de ligação.

Eu tinha assumido que a haste de ligação era o único meio pelo qual a eletrônica de controle sabia a altura de pilotagem e provavelmente é, mas depois de ler seu post, me perguntei o que aconteceria se a haste de ligação falhasse?

Então pensei que eu poderia estar apenas analisando demais tudo isso e pode ser tão simples quanto as configurações máximas e mínimas totais são apenas projetadas mecanicamente no conjunto do amortecedor e tudo o que estamos ajustando é a gola de pré-carga eletrônica, assim como você faria com um amortecedor manual com um anel de pré-carga sob ou em cima da mola e se essa haste de ligação falhasse, qualquer configuração antes da falha provavelmente seria mantida até que fosse substituída, mas sem o uso do recurso de ajuste automático.

Quem diria que um simples mod de menos de £ 15,00 poderia ter causado tanto interesse?
Mas é divertido.

O mod funcionou perfeitamente para mim também. Eu não medi minhas alturas, mas como você notou, o mínimo realmente retrai a manga de pré-carga até o amortecedor e o máximo estende a manga até o que eu acho que é uma parada dura.

A pré-carga muda com o ajuste do comprimento da haste, e faz isso muito bem, mas não é tão consistente entre as cargas e os passeios, mas é suficientemente próximo, e está muito mais próximo da altura mínima do que da máxima, como era quando original.

Perguntando sobre o que esse sensor faria se estivesse quebrado... eu acho que um código de erro, pois isso tem que fazer parte do controle de estabilidade para monitorar o curso da suspensão traseira e provavelmente ajusta a frenagem e a resposta do acelerador de acordo, mas isso é apenas meu palpite.

Olá, eu sei que só tenho um BMW há 5 minutos, mas estou um pouco cético, pois baixar a altura da suspensão pode ser feito tão facilmente quanto mudar o comprimento de uma haste ao custo de £16... então por que a BMW cobra milhares? Estou sempre aberto a novas ideias.

Olá, eu sei que só tenho um BMW há 5 minutos, mas estou um pouco cético, pois baixar a altura da suspensão pode ser feito tão facilmente quanto mudar o comprimento de uma haste ao custo de £ 16... então por que a BMW cobra milhares?
Eu estou sempre aberto a novas ideias.
Este mod apenas muda onde a moto pensa que está durante sua pré-carga de nivelamento automático. Ele nos permite ajustar a moto para ter a pré-carga (altura de passeio) que queremos, não o que a BMW codificou. Isso DEVE ser permitido eletronicamente, mas essa solução alternativa funciona bem

Muitas pessoas gostariam de ter uma GS, mas evitam por causa do tamanho ou altura da moto, espero que o seguinte possa ajudar.

Eu possuo uma 1250GS com suspensão/chassi rebaixado, dos 3 ajustes disponíveis alto, automático e mínimo, eu ando no modo mínimo o tempo todo porque tenho 1,70 m de altura com 71 cm de perna interna.

Isso é OK até que a moto seja carregada com alforjes e um passageiro, então ela afunda (cai?) muito mais baixo, a ponto de que no modo de turismo completo é muito baixo. A solução ideal seria usar o modo automático, compensando assim o peso extra, mas nessa configuração é muito alto para ser confortável/seguro, especialmente quando totalmente carregado.

Notei a haste de ligação do sensor de altura na traseira e pensei que ajustar seu comprimento poderia fornecer uma solução. Uma pesquisa rápida no eBay apresentou algumas possibilidades. Optei por aquela na foto, ela foi projetada para ser usada como uma haste de ligação ajustável de nivelamento do farol para carros, mas acontece que não só tem a faixa de comprimento necessária, mas todas as roscas eram as mesmas da haste de ligação original.

As fotos são autoexplicativas, mas se você fizer isso, tenha cuidado! Para abaixar minha moto 25 mm (pouco mais de uma polegada), levou apenas cerca de 3 mm de ajuste mais curto do que a haste de ligação original.

Agora deixo a moto permanentemente no modo automático e a altura de pilotagem agora é confortável para mim, independentemente da carga.

Espero que isso possa ajudar qualquer pessoa com um problema semelhante, mas o habitual se aplica, você faz isso inteiramente por sua conta e risco e não aceito qualquer responsabilidade por quaisquer problemas, danos, ferimentos, etc. que possam ocorrer como resultado.

Mantenha-se seguro.

View attachment 32394 View attachment 32395 View attachment 32396
Grande descoberta e discussão. Estou assumindo que, como esta modificação supostamente ABAIXA a altura no modo Automático e não afeta Min ou Max, nenhuma variação desta modificação poderia AUMENTAR a altura. Correto?

Grande descoberta e discussão. Estou assumindo que, como este mod supostamente REDUZ a altura em Auto e não afeta Min ou Max, nenhuma variação deste mod poderia AUMENTAR a altura. Correto?
Correto...os limites mínimo e máximo estão definidos. O amortecedor não sairá dessa faixa

Eu sei que as peças serão mais caras, mas que tal obter uma haste de um GS padrão ou de um GS rebaixado de fábrica, pois terá uma aparência mais OEM do que um parafuso roscado genérico

Eu sei que as peças serão mais caras, mas que tal obter uma haste de um GS padrão ou de um GS rebaixado de fábrica, pois terá uma aparência mais OEM do que um parafuso roscado genérico
Isso será apenas a haste sem ajuste. A vantagem da haste roscada é que podemos realmente brincar com diferentes configurações de altura.

Muitas pessoas gostariam de ter uma GS, mas evitam-na devido ao tamanho ou altura da moto, espero que o seguinte possa ajudar.

Eu possuo uma 1250GS com suspensão/chassi rebaixado, dos 3 ajustes disponíveis, alto, automático e mínimo, eu ando no modo mínimo o tempo todo porque tenho 1,70 m de altura e 71 cm de perna interna.

Isso é OK até que a moto seja carregada com alforjes e um passageiro, então ela afunda (cai?) muito mais baixo, a ponto de que no modo touring completo ela fica muito baixa. A solução ideal seria usar o modo automático, compensando assim o peso extra, mas nessa configuração ela fica muito alta para ser confortável/segura, especialmente quando totalmente carregada.

Notei a haste de ligação do sensor de altura na traseira e pensei que ajustar o comprimento poderia fornecer uma solução. Uma pesquisa rápida no eBay encontrou algumas possibilidades. Optei por aquela na foto, ela foi projetada para ser usada como uma haste de ligação ajustável de nivelamento de farol para carros, mas por acaso não só tem a faixa de comprimento necessária, mas todas as roscas eram as mesmas da haste de ligação original.

As fotos são autoexplicativas, mas se você fizer isso, tenha cuidado! Para abaixar minha moto em 25 mm (pouco mais de uma polegada), levou apenas cerca de 3 mm de ajuste mais curto do que a haste de ligação original.

Agora deixo a moto permanentemente no modo automático e a altura de pilotagem agora é confortável para mim, independentemente da carga.

Espero que isso possa ajudar alguém com um problema semelhante, mas o habitual se aplica, você faz isso inteiramente por sua própria conta e risco e não aceito qualquer responsabilidade por quaisquer problemas, danos, ferimentos, etc. que possam ocorrer como resultado.

Esteja seguro.

Eu tenho uma GSA de altura padrão de 22', comprei a haste 140 na foto em sua postagem, removi meu OEM e medi-o para descobrir que era 150 mm, então…… o ajuste máximo na haste é 140 e eu não ia instalar uma haste com uma diferença de 10 mm.

Só pensei em mencionar que nem todas as hastes têm o mesmo comprimento.

Eu tenho um GSA de altura padrão de 22', comprei a haste 140 na foto em sua postagem, removi meu OEM e medi para descobrir que era 150 mm, então…… o ajuste máximo na haste é 140 e eu não ia colocar uma haste com uma diferença de 10 mm.

Só pensei em mencionar que nem todas as hastes têm o mesmo comprimento.
O comprimento total depois de adicionar o comprimento das rótulas ficará maior que os 150 mm de fábrica

Meça o centro da concha da esfera até o centro da concha da esfera em ambas as unidades. Faça o novo 3 mm mais curto e comece por aí.

Muitas pessoas gostariam de ter uma GS, mas evitam-na devido ao tamanho ou altura da moto, espero que o seguinte possa ajudar.

Eu possuo uma 1250GS com suspensão/chassi rebaixado, dos 3 ajustes disponíveis, alto, automático e mínimo, eu ando no modo mínimo o tempo todo porque tenho 1,70 m de altura com 71 cm de perna interna.

Isso é OK até que a moto seja carregada com alforjes e um passageiro, então ela afunda (abaixa?) muito mais, a ponto de que no modo touring completo ela fica muito baixa. A solução ideal seria usar o modo automático, compensando assim o peso extra, mas nessa configuração ela fica muito alta para ser confortável/segura, especialmente quando totalmente carregada.

Notei a haste de ligação do sensor de altura na traseira e pensei que ajustar seu comprimento poderia fornecer uma solução. Uma pesquisa rápida no eBay apresentou algumas possibilidades. Optei por aquela na foto, ela foi projetada para ser usada como uma haste de ligação ajustável para nivelamento de faróis de carros, mas acontece que ela não apenas tem a faixa de comprimento necessária, mas todas as roscas eram as mesmas da haste de ligação original.

As fotos são autoexplicativas, mas se você fizer isso, tome cuidado! Para abaixar minha moto em 25 mm (pouco mais de uma polegada), foram necessários apenas cerca de 3 mm de ajuste mais curto do que a haste de ligação original.

Espero que isso possa ajudar alguém com um problema semelhante, mas o habitual se aplica, você faz isso inteiramente por sua conta e risco e não aceito qualquer responsabilidade por quaisquer problemas, danos, ferimentos, etc. que possam ocorrer como resultado.

Esteja seguro.

Boa informação.
Eu estava nervoso quando andei de GS pela primeira vez. Parecia enorme em comparação com minha última moto.

21 - 40 of 50 Posts