R1200GS Forum banner
61 - 80 of 176 Posts
Várias pessoas tiveram o trabalho de verificar a suspensão, o alinhamento (por assim dizer), etc., bem como trocar os pneus em vão (isso também se aplica a outras marcas de motos). O problema parece resolver-se sozinho ao mudar para outra marca de pneus.

Discussion starter · #62 ·
Significa que os pneus não estão centrados no ponto zero/central do quadro/bicicleta. Normalmente, não é um problema mecânico, mas uma falha na instalação.
Por que você não tira um tempo e lê este tópico e outros tópicos sobre o mesmo assunto? Você é um novo membro e é muito bem-vindo a esta comunidade, mas tente não entrar simplesmente como um "salvador" pensando que nenhum outro membro tem conhecimento sobre mecânica. Alguns dos membros (e dois deles escreveram suas palavras de sabedoria neste tópico) são mecânicos de motocicletas com muita experiência.

Discussion starter · #63 · (Edited)
Já se passaram 5 meses desde que comecei este tópico e a Michelin ainda não apresentou a solução (como fez com alguns outros proprietários). Até agora, o representante da Michelin em Portugal recolheu todos os dados do pneu dianteiro (data, número de série...) e disse que nunca ouviu falar do problema (que surpresa). Eles estão enviando todos os dados de volta para a França para ver o que o principal revendedor da Michelin tem a dizer sobre o assunto. Fui informado disso hoje pela oficina que originalmente instalou meus pneus Road 6. Eu disse a eles, todo fabricante pode ter um produto defeituoso. Ninguém é perfeito. Mas se eles não se apresentarem antes da próxima primavera com uma solução, isso será suficiente para mim. Vou substituir o pneu por minha própria conta e não só isso. No momento, entre meus próprios veículos e os veículos da empresa (que eu possuo), tenho 26 pneus Michelin instalados. Bem, o primeiro veículo de 4 rodas precisará de pneus novos na primavera, o próximo no outono. E adivinhem se esses pneus serão Michelin... Ou quaisquer outros pneus que eu pague no futuro... No entanto, como eu disse, esperarei até a próxima primavera para que eles corrijam o problema antes de mudar para outro fabricante.

Desculpe, os Anakee estavam gastos? Em nome da segurança, eu teria deixado a loja colocar os pneus velhos de volta até a primavera, quando você receber seus pneus novos. Você fez um trabalho incrível, com a loja familiar para descobrir. Realmente inspirador. Estou curioso para saber o resultado final com a Michelin, no futuro. Pena que eles simplesmente não te reembolsam ou fornecem pneus novos. Às vezes, uma pessoa pode fazer uma enorme diferença e, claramente, eles não estão pensando direito. Boa sorte!

Fico feliz em dedicar tempo antes de comprar um novo par de pneus Michelin Road 6 para minha GS LC. Li as postagens aqui e decidi honrar os esforços daqueles que dedicam seu tempo, enviando o abaixo para a Michelin. Eles terão o respeito de responder?

"Por favor - qual é a atualização sobre os pneus de moto Pilot Road 6? Tenho sido um cliente Michelin satisfeito e dedicado no passado, mas não comprarei pneus Road 6 como substitutos para minha BMW R1200GS LC até saber que a Michelin recuperou a integridade e a segurança do passado. Obrigado pela sua atenção a este assunto!"

Discussion starter · #66 ·
Desculpe, os Anakee estavam gastos? Em nome da segurança, eu teria deixado a loja colocar os pneus velhos de volta até a primavera, quando você receber seus pneus novos. Você fez um trabalho tão incrível, com a loja familiar para descobrir. Realmente inspirador. Estou curioso para saber o resultado final com a Michelin, no futuro. Pena que eles não te reembolsam ou te fornecem pneus novos. Às vezes, uma pessoa pode fazer uma enorme diferença e, claramente, eles não estão pensando direito. Boa sorte!
Obrigado por chamar minha atenção para isso. Esqueci completamente de mencionar aqui que meu antigo Anakee dianteiro está de volta na moto e a moto se comporta perfeitamente. Terei que aguentar o barulho da frente até a próxima primavera. O pneu velho está meio gasto e eu o substituí para me livrar daquele barulho horrível e o Road 6 o resolveu, o barulho. Mas todo o resto deu errado... Então, meu antigo Anakee está de volta esperando a resposta da Michelin ou eu quebrar qualquer relação com a Michelin (que durou 20 anos).

O meu Road 6 começou a ficar quadrado na traseira com cerca de 3 mil milhas.

Os meus pneus Road 6 já fizeram 12 mil milhas! Eles ainda têm muita rosca, mas a traseira está tão quadrada que parece inseguro ao inclinar. Eu ando mais de 100 milhas todos os dias, metade delas na autoestrada, quase sempre exclusivamente na estrada.

Desde o primeiro dia, a moto inclina para a esquerda assim que eu largo o guiador. A concessionária BMW que os montou insiste que os pneus estão bem balanceados e que não há nada de errado com os pneus. Eles são mais barulhentos do que os Roadtec 1 que eu tinha antes. Eles têm boa aderência no molhado, desde que não esteja frio. Estes pneus não são feitos para serem usados no inverno britânico.

É hora de colocar sapatos novos e eu não sei quais serão os próximos pneus, mas não acho que serão Road 6, só por causa da falta de confiança quando está frio. Eu costumava adorar o Anakee Adventure na minha F800GS, mas ainda não os experimentei na 1200GS. Eles são muito populares aqui.

O meu Road 6 começou a ficar quadrado na traseira com cerca de 3 mil milhas.

Os meus pneus Road 6 já fizeram 12 mil milhas! Eles ainda têm muita banda de rodagem, mas a traseira está tão quadrada que parece inseguro ao inclinar. Eu ando mais de 100 milhas todos os dias, metade delas na autoestrada, quase sempre exclusivamente na estrada.

Desde o primeiro dia, a moto inclina para a esquerda assim que eu largo o guiador. A concessionária BMW que os montou insiste que os pneus estão bem balanceados e que não há nada de errado com os pneus. Eles são mais barulhentos do que os Roadtec 1 que eu tinha antes. Eles têm boa aderência no molhado, desde que não esteja frio. Estes pneus não foram feitos para serem usados no inverno britânico.

É hora de colocar sapatos novos e não sei quais serão os próximos pneus, mas não acho que serão Road 6, só por causa da falta de confiança quando está frio. Eu adorava o Anakee Adventure na minha F800GS, mas ainda não os experimentei na 1200GS. Eles são muito populares aqui.
Tente os pneus Conitrailatack3. Eu só tenho cerca de 2 mil milhas nos meus, mas estou surpreso com o quão bons eles são. https://www.continental-tires.com/m...l-tires.com/motorcycle/tires/motorcycle-tires/off-road-enduro/contitrailattack3

Registrado apenas para participar, tenho uma 1250 adventure com anakee adventures montados pela bmw, mas também senti a inclinação para a esquerda nestes pneus. Não tão ruim quanto você descreve aqui com os road 6.
Ficou muito menos perceptível depois de amaciá-los, mas quando ligo o controle de cruzeiro e deixo rolar, ele ainda puxa ligeiramente para a esquerda. Talvez uma coincidência, mas talvez haja algo diferente no novo processo de produção da michelin para o novo tipo de pneus?
Também li no fórum do clube GS holandês que a maioria dos LC tende a puxar ligeiramente para a esquerda. Talvez os pneus michelin sejam mais fáceis de inclinar em uma curva, fazendo com que o efeito seja mais perceptível?

Registrado apenas para participar, tenho uma 1250 adventure com anakee adventures montados pela bmw, mas também senti a inclinação para a esquerda nestes pneus. Não tão ruim quanto você descreve aqui com os road 6.
Ficou muito menos perceptível depois de amaciar, mas quando ligo o controle de cruzeiro e deixo rolar, ele ainda puxa ligeiramente para a esquerda. Talvez uma coincidência, mas talvez haja algo diferente no novo processo de produção da michelin para o novo tipo de pneus?
Também li no fórum do clube GS holandês que a maioria dos LC tende a puxar ligeiramente para a esquerda. Talvez os pneus michelin sejam mais fáceis de inclinar em uma curva, fazendo com que o efeito seja mais perceptível?
Bem-vindo ao fórum Tim. Tive muitos pneus diferentes na minha GS e nunca tive que ela puxasse para um lado ou para o outro. Os pneus Michelin são fáceis de inclinar em uma curva? Sim, não é isso. Pessoalmente, acho que eles apenas fizeram alguns pneus ruins porque algumas pessoas não estão tendo problemas. As pessoas no fórum 1600 adoram o Road 6, mas talvez esse tamanho de pneu seja feito em outro lugar. Em qualquer caso, quando procuro pneus novos, pulo direto para o Michelin road 6.

Bem-vindo ao fórum Tim. Eu tive muitos pneus diferentes na minha GS e nunca tive que ela puxasse para um lado ou para o outro. Os pneus Michelin são fáceis de inclinar em uma curva? Sim, não é isso. Pessoalmente, acho que eles apenas fizeram alguns pneus ruins porque algumas pessoas não estão tendo problemas. As pessoas no fórum 1600 adoram o Road 6, mas talvez esse tamanho de pneu seja feito em outro lugar. Em qualquer caso, quando procuro pneus novos, pulo direto para o Michelin road 6.
Concordo, eu costumava preferir os michelins porque eles eram bastante neutros nas curvas, eu sentia que exigia um pouco mais de esforço, mas ele fica na curva como se estivesse em uma ferrovia. Eu só mencionei isso porque para mim sua nova aventura anakee mostrou um comportamento semelhante aos problemas mencionados aqui. Mas, devo acrescentar que quando seguro o guidão não sinto nenhuma puxada para a esquerda. Então é extremamente sutil. E embora os problemas relatados aqui pareçam ruins, simplesmente não consigo pensar em um pneu 100% de estrada diferente que eu goste. Usei michelin em todas as minhas motos que eu tinha antes, e no meu carro, e é o único que eu gostei. Tentei bridgestone, continental e odiei aqueles (tkc80 para offroad é ótimo, no entanto). Então, vou pedir ao meu revendedor bmw para me pedir um conjunto de road 6 para ser montado na segunda semana de abril, e com certeza avisarei vocês o que acontece.

Discussion starter · #73 ·
O fim da minha saga com o Road 6

Então, neste ponto, estou a encerrar esta saga. Decidi pôr um fim nisto.

Vou tentar resumir rapidamente a minha experiência com o pneu dianteiro Michelin Road 6, desde o dia em que comecei este tópico.

• Em outubro de 2022 montei Road 6 à frente e atrás e removi os Anakee originais

• Notei rapidamente que, se largasse o guiador, a mota pulsava fortemente para a esquerda

• Em velocidades superiores a 80 mph, a traseira da mota começa a oscilar

• Não tive nenhum destes problemas com os Anakee

• Voltei à oficina, pneu dianteiro removido, reinstalado, recalibrado - os problemas persistem

• Voltei à oficina, reinstalei o Anakee antigo na frente - todos os problemas desapareceram

• Voltei à oficina, reinstalei o Road 6 na frente - todos os problemas voltaram

• Contactei a Michelin em Portugal - nunca responderam

• Contactei a Michelin (fábrica) em França - nunca responderam

• Voltei à oficina, eles já contactaram a Michelin - sem resposta

• A oficina ofereceu o reembolso, mas como eu sabia que era uma pequena empresa familiar, recusei, pois sairia do próprio bolso

• Reinstalei o Anakee na frente

• A oficina pediu ao concessionário Michelin português para vir falar com eles quando passasse na área

• O concessionário Michelin português passou na oficina, falou com eles e disse que contactaria a Michelin em França para resolver o problema

• Passei na oficina ontem e eles disseram que o concessionário Michelin português ainda está à espera da resposta da França (já se passaram 2 meses)

Então, já chega.
Eu ainda não quero receber o reembolso da oficina, pois conheço-os muito bem. Marido e mulher com o filho pequeno, pessoas muito simpáticas, trabalhadoras e honestas, a ganhar apenas o suficiente com a oficina para sobreviver, mas não mais do que isso. Vou assumir o prejuízo.
Encomendei um Scorpion Trail 2 à frente e vou montá-lo daqui a um ou dois meses.
Agora, sou fã da Michelin há 30 anos. Fiz alguns cálculos aproximados dos pneus Michelin que comprei em todos esses anos para as minhas motas, carros e veículos comerciais. A contagem é de cerca de 300 pneus que comprei nesse período. Este ano vou substituir 12 pneus e eles deveriam ser Michelin.
Não mais. Acabou-se a Michelin, para sempre. Sei que um produto de qualquer tipo pode ser defeituoso, mas quando uma marca ignora o cliente, é rude. É errado.
Fim da história.

Só como nota lateral, o meu Road 6 traseiro está a ficar quadrado mais depressa do que devia. O Road 4 demorou muito mais tempo (na VStrom 1000) a ficar quadrado.

O fim da minha saga com o Road 6

Então, neste ponto, estou encerrando esta saga. Decidi dar um fim a ela.

Tentarei resumir rapidamente minha experiência com o pneu dianteiro Michelin Road 6, desde o dia em que comecei este tópico.

• Em outubro de 2022 montei Road 6 dianteiro e traseiro e removi os Anakee originais

• Percebi rapidamente que, se soltasse o guidão, a moto pulsava forte para a esquerda

• Em velocidades superiores a 80 mph, a traseira da moto começa a oscilar

• Não tive nenhum desses problemas com os Anakee

• De volta à oficina, pneu dianteiro removido, reinstalado, recalibrado - os problemas persistem

• De volta à oficina, reinstalei o antigo Anakee na frente - todos os problemas desapareceram

• De volta à oficina, reinstalei o Road 6 na frente - todos os problemas voltaram

• Entrei em contato com a Michelin em Portugal - eles nunca responderam

• Entrei em contato com a Michelin (fábrica) na França - eles nunca responderam

• De volta à oficina, eles já entraram em contato com a Michelin - sem resposta

• A loja ofereceu o reembolso, mas como eu sabia que era uma pequena empresa familiar, recusei, pois sairia do próprio bolso

• Reinstalei o Anakee na frente

• A loja solicitou que o revendedor português da Michelin viesse conversar com eles quando passasse na área

• O revendedor português da Michelin parou na loja, conversou com eles e disse que entraria em contato com a Michelin na França para resolver o problema

• Passei na loja ontem e eles disseram que o revendedor português da Michelin ainda está esperando a resposta da França (já se passaram 2 meses)

Então, já chega.
Eu ainda não quero receber o reembolso da loja, pois os conheço muito bem. Marido e mulher com seu filho pequeno, pessoas muito simpáticas, trabalhadoras e honestas, ganhando dinheiro suficiente com a loja para sobreviver, mas não mais do que isso. Vou arcar com o prejuízo sozinho.
Encomendei o Scorpion Trail 2 dianteiro e vou montá-lo em um ou dois meses.
Agora, sou fã da Michelin nos últimos 30 anos. Fiz alguns cálculos aproximados dos pneus Michelin que comprei em todos esses anos para minhas motos, carros e veículos comerciais. A contagem é de cerca de 300 pneus que comprei nesse período. Este ano vou substituir 12 pneus e eles deveriam ser Michelin.
Não mais. Acabou para mim com a Michelin, para sempre. Eu sei que um produto de qualquer tipo pode ser defeituoso, mas quando a marca ignora o cliente, é rude. Está errado.
Fim da história.

Só como uma nota lateral, meu Road 6 traseiro está ficando quadrado mais rápido do que deveria. O Road 4 demorou muito mais (em VStrom 1000) para ficar quadrado.
Se todos fizessem o que você fez, postassem suas experiências, isso poderia fazer a diferença a longo prazo. Talvez os fabricantes fossem um pouco menos propensos a dar os clientes como garantidos.
Enquanto isso, este fórum e todos que o leem terão se beneficiado do seu tópico.

Se todos fizessem o que você fez, postassem suas experiências, isso poderia fazer a diferença a longo prazo. Talvez os fabricantes fossem um pouco menos propensos a considerar os clientes como garantidos.
Enquanto isso, este fórum e todos que o leem terão se beneficiado do seu tópico.
Sim, isso é praticamente correto. A razão pela qual a Michelin não responderá é provavelmente a responsabilidade. Se eles admitissem que há algo errado com o pneu, qualquer pessoa que batesse com sua moto culparia o pneu e muitos processos se seguiriam, mesmo na Europa, onde é menos provável que isso ocorra do que nos EUA. Tive uma experiência semelhante com o Continental road attack 2 evo na minha GSA 2008, o pneu ficou quadrado com 2300 quilômetros, e eu bati com a moto a 30 km/h em uma rotatória na chuva, apenas contornei a rotatória suavemente, sem excesso de gás, mas assim que passei pela "curva" criada no pneu, sem aderência e derrapagem. Consegui segurá-lo uma vez, pensei que poderia ser óleo ou o que fosse na chuva, mas alguns quilômetros depois escorreguei. Enviei o pneu para a Continental verificar, eles responderam às minhas reclamações até aquele ponto, então, silêncio de rádio. Para mim, isso significa que eles viram algum problema e não podiam mais me dizer nada para evitar a responsabilidade.

Este tópico é muito apreciado. Estou prestes a substituir os anakees e as lojas estão recomendando o Michelin Road 6. Mencionei o problema e eles estão ignorando, dizendo que o Road 6 é ótimo. Vou insistir que não quero o Road 6. Talvez o Dunlap RoadSmart III. Que outros modos são bons para a estrada? Gosto de algo que seja silencioso.

Este tópico é muito apreciado. Estou prestes a substituir os anakees e as lojas estão recomendando o Michelin Road 6. Mencionei o problema e eles estão ignorando, dizendo que o Road 6 é ótimo. Vou insistir que não quero o Road 6. Talvez o Dunlap RoadSmart III. Que outros modos são bons para a estrada? Gosto de algo que seja silencioso.
A boa notícia é que existem muitas boas opções por aí. Continental, Bridgestone, Dunlop, etc. todos fabricam ótimos pneus. Normalmente, se eu estivesse procurando um pneu mais voltado para a estrada... eu teria escolhido o Road 6. Agora eu escolheria o Continental TrailAttack3, mas sou só eu.
Há muita informação boa aqui sobre pneus. Você certamente encontrará os pneus que falam com você e suas necessidades.

Discussion starter · #79 ·
Eu também, tive um grande dilema sobre qual marca escolher. Como eu disse anteriormente, a Michelin foi a minha escolha nos últimos 30 anos. Como eu sempre quis um pneu de estrada, a escolha foi a série (Pilot) Road.
Há alguns meses, na loja de pneus, conversei com o cara que anda de GS há 25 anos e teve muitos deles. Ele anda 95% em superfície pavimentada e jurou pelo Scorpion Trail 2. Ele disse que tem excelente aderência e não é barulhento. Não fura facilmente (como a série Road) e o desgaste é normal. Ainda assim, se eu precisar ir um pouco fora de estrada (nada sério), o pneu é bom para isso.
Eu pensei que valia a pena tentar.

Entrando um pouco tarde aqui, mas só quero compartilhar que tive a mesma experiência com o Michelin road 6 na minha 1200 GSA. A moto estava em linha reta como uma flecha até que eu substituí os Anakees pelos novos Road 6s, a moto imediatamente puxou para a esquerda. Na verdade, "puxar" é um eufemismo, a moto vira para a esquerda perigosamente. Substituí os 6s depois de algumas semanas por Metzelers e a moto está em linha reta como uma flecha novamente. Os 6s estão de volta com a Michelin para investigação, mas, engraçado, foi a primeira vez que ouviram falar do problema.

61 - 80 of 176 Posts