R1200GS Forum banner

Remoção do travão ABS Servo de 2005

3 reading
13K views 20 replies 7 participants last post by  Krons  
#1 ·
Pensei em compartilhar alguns detalhes sobre meu projeto para livrar minha GS dos servofreios que pareciam ficar ligados aleatoriamente quando eu soltava a alavanca do freio. Existem muitos tópicos sobre esse assunto, mas pensei que isso poderia ser útil para alguém. O único custo foram novas linhas de freio e uma lata de fluido DOT3. Pelo que li, pode não haver outra opção para corrigir isso.

1. A primeira etapa é remover o tanque de combustível para ter acesso ao módulo ABS e às linhas de freio que vão para as alavancas dianteira e traseira. Isso é relativamente autoexplicativo, há uma desconexão rápida da linha de combustível em ambos os lados do tanque e (2) conectores elétricos no lado esquerdo. Com o tanque de combustível fora do caminho, retire o snorkel de entrada de ar que vai para a caixa de ar.
2. Remova todas as linhas de freio de aço rígido que vão para o módulo ABS, acredito que haja (4) no total. Estes são fáceis de remover, há um pequeno anel de retenção na extremidade do módulo e uma conexão do tipo compressão rosqueada na extremidade do freio, onde ele se conecta à linha trançada flexível.
3. Remova o módulo ABS. O conector multi-pinos tem que sair da parte superior (para ser reutilizado) e há (4) porcas na parte inferior que precisam sair para liberar o módulo. É apertado colocar sua chave lá dentro, mas ele sai.
4. A extremidade eletrônica do módulo tem que ser reutilizada, você tem que furar os parafusos para remover os parafusos de segurança. Depois de livre, corte os fios que vão para a outra extremidade do módulo. Coloquei um pouco de fita isolante em cada fio para evitar que eles se tocassem.
5. Fiz um suporte em L simples de uma folha de alumínio para fechar a extremidade eletrônica do módulo. Coloquei um pouco de espuma dentro junto com um selante RTV para tornar as conexões elétricas à prova d'água. O suporte é parafusado no lugar usando o suporte existente na parte superior do motor
6. Mandei fazer algumas linhas de freio de aço personalizadas da Speeding AB (ótimo site). Infelizmente, as linhas de estoque não são compatíveis. Este é o único custo do projeto, acredito que as minhas custaram US$ 80 com frete. 55 CM de comprimento da linha traseira e 65 CM da linha dianteira. Também decidi executar a linha de freio dianteira diretamente do cilindro mestre para a braçadeira tripla inferior, onde ela se divide para cada pinça. Isso elimina a união de 4 vias localizada na estrutura. A linha traseira também pode ir diretamente para o cilindro mestre traseiro.
7. Depois que as linhas são instaladas, usei algumas braçadeiras para prendê-las e certificar-se de que não esfregassem em nenhum lugar. Mantive toda a fiação do sensor de velocidade ABS no lugar, não tinha certeza se removê-la causaria algum outro problema.
8. Sangre as novas linhas e verifique se há vazamentos.
9. Remova o para-brisa e solte o conjunto do farol para ter acesso ao painel de instrumentos (2 parafusos de cada lado). Existem (5) pequenos parafusos que precisam sair para dividir o painel de instrumentos. Depois que o painel é dividido, você deseja localizar a luz de advertência de falha do freio e a luz de advertência de ponto de exclamação. Usei um pouco de borracha preta cortada em pequenos quadrados para cobrir as luzes LED nesses locais. Com as luzes cobertas, o painel pode ser montado novamente e remontado.

Attachments

#2 ·
Aqui está a minha versão. Na verdade, comecei a deixar o antigo módulo ABS no lugar, pois realmente não vale a pena removê-lo para economizar alguns quilos. Deixando-o no lugar, não há necessidade de remover o "cérebro" da extremidade, depois fazer uma cobertura para selá-lo e um suporte de montagem para mantê-lo no lugar. Se você deixar o conjunto como um todo, isso realmente simplifica o processo. Basta sugar o fluido de freio velho e abandonar no lugar. Tudo está selado e devidamente montado.

Aqui está um link para como eu faço os jumpers. Desde então, fiz um gabarito, mas isso lhe dá a ideia para uma única vez.

Em seguida, quer ver como se livrar de... bem... cobrir a luz ABS piscando??

#3 ·
Aqui está a minha versão. Na verdade, comecei a deixar o antigo módulo ABS no lugar, pois realmente não vale a pena removê-lo para economizar alguns quilos. Deixando-o no lugar, não há necessidade de remover o "cérebro" da extremidade, depois fazer uma cobertura para selá-lo e um suporte de montagem para mantê-lo no lugar. Se você deixar o conjunto como um todo, isso realmente simplifica o processo. Basta sugar o fluido de freio velho e abandonar no lugar. Tudo está selado e devidamente montado.

Aqui está um link para como eu faço os jumpers. Desde então, fiz um gabarito, mas isso lhe dá a ideia para uma única vez.

Em seguida, quer ver como se livrar de... bem... cobrir a luz ABS piscando??
Perder 10 libras de peso inútil era muito atraente para mim..

#9 ·
Duas coisas a acrescentar a esta discussão. A BMW tem nos livros de peças as linhas de freio sem ABS, pois eram usadas em motos europeias sem ABS. Não posso citar o custo. Em segundo lugar, os freios após esta conversão são excelentes. Muito fortes com excelente feedback, alguns dos melhores freios que já tive.

#11 ·
Recentemente, os meus travões servo começaram a falhar na traseira. Ocasionalmente, paravam de funcionar após uma longa viagem. A frente funcionava bem. Decidi contorná-los usando o método de PerazziMx14.

Fiz um jumper dianteiro usando uma linha de travão de 3/16" que comprei no ebay, juntamente com uma ferramenta de flange. Reutilizei uma secção da linha de travão para a traseira. Deixei a bomba no lugar, mas posso removê-la no futuro, se me apetecer.

Os travões são incrivelmente bons após a conversão. Fortes, lineares e com excelente feedback. Não consigo acreditar que se preocuparam com a configuração servo.

Gostaria de alguns conselhos sobre como desmontar o painel de instrumentos para tapar as luzes de aviso, se alguém tiver alguma coisa a oferecer.

Saudações

#12 ·
Recentemente, os meus travões servo começaram a falhar na traseira. Por vezes, paravam de funcionar após uma longa viagem. A frente funcionava bem. Decidi contorná-los usando o método de PerazziMx14.

Fiz um jumper dianteiro usando uma linha de travão de 3/16" que comprei no ebay, juntamente com uma ferramenta de alargamento. Reutilizei uma secção da linha de travão para a traseira. Deixei a bomba no lugar, mas posso removê-la no futuro, se me apetecer.

Os travões são incrivelmente bons após a conversão. Fortes, lineares e com excelente feedback. Não consigo acreditar que se preocuparam com a configuração servo.

Gostaria de alguns conselhos sobre como desmontar o painel de instrumentos para tapar as luzes de aviso, se alguém tiver alguma coisa a oferecer.

Saudações

View attachment 35476 View attachment 35477 View attachment 35478 View attachment 35479
Na verdade, naquela época, o ABS era uma opção/atualização. Os primeiros Hexheads podiam ser comprados sem ABS.

#16 ·
Olá a todos, só queria adicionar algumas informações a este tópico para pessoas como eu que temem a falha do SERVO.

Comprei recentemente uma R1200GS de 2004 e estou ansioso com a possibilidade do SERVO avariar. Aqui na Suíça, não é possível remover o ABS quando ele avaria, por isso, se avariar, sou obrigado a reparar, o que custará metade do preço da moto.

Então, falei com mecânicos da BMW na Inglaterra, França e Suíça para entender o porquê da falha do SERVO. Alguns disseram "simplesmente acontece" e outros tiveram razões mais precisas:

1) Um cara disse que na maioria das vezes ele falha por inatividade. Ou seja, se você não o usar/ativar de vez em quando, aumenta as chances de falhar. Ele recomenda fazer uma frenagem de emergência para mantê-lo funcionando de vez em quando.

2) Não trocar o fluido de freio 1/ano. Provavelmente a maioria de nós sabe que quanto mais sujeira se acumula no fluido, maior a probabilidade de ele danificar a unidade SERVO.

3) Não substituir as mangueiras de freio de borracha antigas contribui para a sujeira no fluido.

Vou fazer isso para tentar evitar problemas futuros.

#17 ·
Olá a todos, só queria adicionar algumas informações a este tópico para pessoas como eu que temem a falha do SERVO.

Recentemente comprei uma R1200GS de 2004 e estou ansioso com a possibilidade do SERVO falhar. Aqui na Suíça, você não pode remover o ABS quando ele quebra, então, se ele quebrar, sou forçado a reparar, o que custará metade do preço da moto.

Então, falei com mecânicos da BMW na Inglaterra, França e Suíça para entender por que o SERVO falha. Alguns disseram "simplesmente acontece" e outros tiveram razões mais precisas:

1) Um cara disse que na maioria das vezes ele falha por inatividade. Ou seja, se você não o usar/engajar de vez em quando, aumenta as chances de falhar. Ele recomenda fazer uma frenagem de emergência para mantê-lo funcionando de vez em quando.

2) Não trocar o fluido de freio 1/ano. Provavelmente a maioria de nós sabe que quanto mais sujeira se acumula no fluido, maior a probabilidade de ele danificar a unidade SERVO.

3) Não substituir as mangueiras de freio de borracha antigas contribui para a sujeira no fluido.

Vou fazer isso para tentar evitar problemas futuros.
Não há mangueiras/tubos de freio de borracha nas motos R1200GS HExheads. Eles são rígidos ou trançados em aço inoxidável que provavelmente é revestido com teflon. A única coisa que você pode fazer é seguir o intervalo de lavagem/enchimento/sangria recomendado pelo fabricante a cada 2 anos ou 16.000 milhas.

Alguns ABS Servo duram a vida útil da moto, outros falharam prematuramente e o restante que falhou estava em algum lugar intermediário. Imagino que seja quase impossível conseguir uma bomba nova da BMW, pois elas não são usadas há 18 anos e quem vai gastar mais de US$ 3.000 em uma moto que vale apenas um pouco mais. Existem relatos de uma oficina na Europa que reconstrói as unidades Servo e é caro, mas se a memória não me falha, era cerca de metade do custo de uma unidade nova.

Se ignorar o ABS não for uma opção, eu consideraria que se o Servo ABS falhar, a moto é uma perda total. Você se sairá melhor desmontando-a e recuperando alguns dólares em vez de gastar uma tonelada de dinheiro em algo que é propenso a falhas.

FWIW nos dois Hexheads GS que tive com unidades Servo com falha, é o circuito traseiro que falhou. Em ambos os casos, o motor elétrico do circuito traseiro estava travado.

Este é o fluido que retirei de uma GS que eu sabia que o ABS estava com defeito. Valia a pena tentar uma lavagem para ver se a sujeira era o problema. O fluido de freio saiu na cor de café, a garrafa mostrada diluída com cerca de 50% de fluido novo da lavagem, então sua cor é mais clara. Infelizmente, a lavagem não resolveu o problema, então o ABS foi removido.

Image
Image

#19 · (Edited)
Okay then.

In my case (knowing that Swiss won't accept a bike without function ABS (if manufactured with ABS)), maybe I'll look at selling it. Especially if you think they're prone to fail.
O ABS era opcional nas motos da série R1200 de 2004-2006. Portanto, foi fabricado com e sem ABS.

Não estou dizendo que o Servo vai falhar, no entanto, eles parecem falhar em uma taxa maior do que outros sistemas ABS. Pode falhar no próximo quilômetro ou pode durar mais 400.000 quilômetros. Sem uma bola de cristal funcional para poder ver o futuro, é difícil dizer.

O que eu vou dizer é QUE SE o ABS falhar e a bypass não for uma opção, eu não investiria o dinheiro para consertar as unidades originais, comprar uma boa unidade de substituição usada ou comprar uma nova unidade ABS, se ainda estiver disponível. Eu não sei quanto você pagou pela sua GS nem quero saber. Eu sei o valor delas, pelo menos nos EUA, e isso não justificaria um reparo de vários milhares de dólares, a menos que você esteja de alguma forma emocionalmente apegado (a velha moto do vovô ou sua primeira moto) à moto e dinheiro não seja problema.