R1200GS Forum banner
1 - 20 of 28 Posts

Marco1959

· Registered
'18 R1200GS, '20 Yamaha WR250R, '95 Honda CB 250
68 Posts
Discussion starter · #1 ·
Levei a roda traseira e mandei instalar um pneu novo na concessionária. Aparafusei-a de volta, fui dar uma volta e imediatamente recebi erros do TPMS: nenhuma pressão indicada, depois aviso "fora dos limites", depois "pare imediatamente". Verifiquei o pneu com dois medidores diferentes e a pressão está perfeita. Fui dar outra volta mais tarde e os mesmos erros.

Eu sei que a concessionária deveria consertá-lo, mas eles estão muito longe.

Minha pergunta: há algo que eu possa tentar em casa para consertar ou limpar o erro?

É bem possível que o TMPS tenha perdido a conexão quando a roda e a bicicleta foram separadas. Isso não é culpa do revendedor. Como Virkdoc sugere, apagar e reescrever é o que você pode fazer em casa, se tiver as ferramentas para isso.

Além disso, lendo sua tagline, parece que você está se referindo a uma R1200GS 2018? Se sim, os TPMS são originais ou foram substituídos? Se forem originais, estão no fim da vida útil.

• Like
Reactions: Marco1959
Discussion starter · #4 ·
É bem possível que o TMPS tenha perdido a conexão quando a roda e a moto foram separadas. Isso não é culpa do revendedor. Como Virkdoc sugere, apagar e reescrever é o que você pode fazer em casa, se tiver as ferramentas para fazê-lo.

Além disso, lendo sua frase de efeito, parece que você está se referindo a uma R1200GS 2018? Se sim, os TPMS são originais ou foram substituídos? Se originais, eles estão no fim de sua vida útil.
Obrigado, não sabia que eles tinham uma vida útil mais curta do que a da moto.

O meu teve grandes problemas cardíacos em 3 anos. Substituí ambos.....tentei negociar a garantia com a BMW, mas não foi possível. Se você é uma pessoa que gosta de fazer as coisas por conta própria, invista em um GS911 ou na configuração motoscan mais barata (eu tenho o motoscan) e em uma ferramenta de despertar que é super barata e você está pronto para muitas coisas.

É muito provável que o mecânico que montou o seu pneu tenha estragado tudo. A bateria falhar naquele exato momento não faz sentido. Isso aconteceu comigo com os pneus de inverno novos da minha esposa há alguns anos, que foram enviados para o “instalador recomendado” na minha área. O jovem mecânico me mostrou as peças recém-quebradas e afirmou que devia estar assim antes de ele tocar, lol. Felizmente, o gerente olhou para aquilo e disse desculpe por isso, vamos consertá-lo.

Se eles não prestaram atenção ao quebrar o talão, a máquina pode esmagar a unidade TPMS. Dito isto, se for a unidade original de 2018, provavelmente é hora. Um dos meus estragou-se no meu GS 2018 há cerca de dois anos, então eu apenas os substituí ambos.

O TPMS pode ser substituído sem remover o pneu? Em outras palavras, apenas quebrar o talão pode dar acesso suficiente? Além disso, li vários tópicos sobre a substituição do TPMS DIY e tenho que admitir que ainda estou confuso sobre as etapas exatas. Eu tenho um GS-911.

O TPMS pode ser substituído sem remover o pneu? Em outras palavras, apenas quebrar o talão pode dar acesso suficiente? Além disso, li vários tópicos sobre a substituição do TPMS DIY e tenho que admitir que ainda estou confuso sobre as etapas exatas. Eu tenho um GS-911.
O TPMS pode ser substituído sem remover o pneu. Você terá que quebrar o talão em um lado do pneu e, em seguida, empurrar a parede lateral além do TPMS para poder removê-lo/reinstalá-lo. O pneu traseiro é um pouco mais fácil, pois é mais largo e você tem mais espaço para trabalhar, enquanto o pneu dianteiro é mais estreito e você tem condições de trabalho apertadas. Remova totalmente o pneu ou

Eu tenho de ambas as maneiras. Acho mais fácil remover totalmente o pneu, substituir o TPMS e, em seguida, reinstalar o pneu ou quebrar ambos os talões do pneu, remover um talão do pneu (como se você fosse substituir uma câmara de ar) para que o pneu possa ser empurrado para o lado para dar acesso ao sensor.

As etapas são fáceis:
1) Instale o novo TPMS
2) Encha os pneus
3) Vá para a configuração do TPMS no motoscan
4) Adicione TPMS
5) Acorde o TPMS com uma ferramenta de despertar
6) O motoscan o pega e o adiciona
7) Às vezes leva algumas tentativas
8) Outras maneiras também existem, que foram listadas aqui... uma pesquisa rápida as encontrará

O TPMS pode ser substituído sem remover o pneu? Em outras palavras, apenas quebrar o talão pode dar acesso suficiente?
Além disso, li vários tópicos sobre a substituição do TPMS por conta própria e tenho que admitir que ainda estou confuso sobre as etapas exatas. Eu tenho um GS-911.
Seria extremamente difícil substituí-lo simplesmente quebrando o talão, pois o pneu ainda estará no caminho. A melhor maneira seria remover o pneu. Se você substituir apenas um, pode dar uma volta e ele acordará e se conectará sozinho. Se você tiver o GS-911, poderá substituí-los ambos, mas precisará ter certeza de anotar os números nas unidades e observar qual está em qual pneu. Use o GS911 para inserir os números para que a moto saiba qual está em qual roda e, em seguida, dê uma volta. Eles acordarão e se conectarão sozinhos.

Seria extremamente difícil substituí-lo simplesmente quebrando o talão, pois o pneu ainda estará no caminho. A melhor maneira seria remover o pneu. Se você substituir apenas um, pode dar uma volta e ele acordará e se conectará sozinho. Se você tiver o GS-911, pode substituí-los ambos, mas precisa ter certeza de anotar os números nas unidades e observar qual está em qual pneu. Use o GS911 para inserir os números para que a moto saiba qual está em qual roda e, em seguida, dê uma volta. Eles acordarão e se conectarão sozinhos.
Não é realmente difícil. Contanto que o pneu seja empurrado além do TMPS, expondo-o, então é tão fácil quanto se o pneu fosse removido.

• Like
Reactions: Marco1959
Obrigado, não sabia que eles tinham uma vida útil mais curta do que a da moto.
A bateria interna do TPMS dura cerca de 4-5 anos e depois precisa ser substituída. A BMW quer $111 por uma substituição. Comprei vários da Amazon por $15,99 cada. Aqui estão as informações da Amazon:
X AUTOHAUX
X AUTOHAUX Sensor de monitoramento da pressão dos pneus TPMS Sensor 433MHz para motocicleta BMW
Eu tive um desses que não acordou quando estimulado e alguns precisaram que o orifício de montagem fosse ligeiramente alargado para que o parafuso de montagem passasse, mas pela diferença de preço valeu a pena. Eles precisam ser estimulados para acordá-los. A Amazon tem uma ferramenta de despertar por $7,99. AICEL TPMS Relearn Tool para sensor de pneu GM, Automotive Tire Pressure Monitor Sensor Activation Reset Tool OEC-T5, System Programming Training para a maioria dos veículos da série GM,…. Você também precisará emparelhá-los novamente usando a ferramenta gs-911.

Os passos são fáceis:
1) Instale o novo TPMS
2) Encha os pneus
3) Vá para a configuração do TPMS no motoscan
4) Adicione TPMS
5) Acorde o TPMS com uma ferramenta de despertar
6) O motoscan o detecta e o adiciona
7) Às vezes leva algumas tentativas
8) Outras maneiras também existem, que foram listadas aqui... uma pesquisa rápida as encontrará
Uma etapa adicional, se você usar um Motoscan, anote o número de série de cada novo TMPS, pois ele será solicitado durante o processo de instalação manual.

O meu teve eventos cardíacos importantes em 3 anos. Substituí ambos.....tentei negociar a garantia com a BMW, mas não deu certo.
Se você é uma pessoa que gosta de fazer as coisas por conta própria, invista em um GS911 ou na configuração motoscan mais barata (eu tenho o motoscan) e em uma ferramenta de despertar que é super barata e você está pronto para muitas coisas
Só como observação, se você adicionou o número no sensor via motoscan ou GS911 e não tiver uma ferramenta de despertar, dê uma volta, o meu então registrou. Acho que você precisa passar de 100 km/h.

Isso é verdade se você substituir os dois ao mesmo tempo?
Sim, você escreve o sensor para a posição. É por isso que eu gosto da ferramenta de despertar. Antes mesmo de tirar as rodas da bicicleta, eu removo os sensores antigos e, em seguida, com o novo sensor em mãos, eu o acordo e então vejo se o software o reconhece e o escreve na bicicleta. Se sim, o sensor é bom para instalar na posição da roda que você atribuiu a ele. Se ele não escrever na bicicleta, tente novamente. Se, após várias tentativas, ele não escrever na bicicleta, é provável que o sensor esteja com a bateria descarregada e/ou com defeito.

No passado, eu ia direto para a substituição do sensor, colocando o pneu de volta e, em seguida, instalando-o de volta na bicicleta, apenas para descobrir que o sensor não escreveria na bicicleta. Então é uma repetição, removendo as rodas, pneus e sensor. A ferramenta de despertar de $9 se paga ao saber que um sensor que você está usando está operacional antes de instalá-lo.

Hex/Camheads têm espaço para dois conjuntos de rodas para que você possa realmente fazer todos os quatro (4) sensores ao mesmo tempo. Bicicletas refrigeradas a água só reconhecerão um (1) conjunto de rodas para que você só possa escrever um máximo de dois (2) sensores.

Conjunto "A" Dianteiro
Conjunto "A" Traseiro
Conjunto "B" Dianteiro
Conjunto "B" Traseiro

• Like
Reactions: tic105
1 - 20 of 28 Posts